Como Fazer Bege com Aquarela ou Guache - Aquarelas de Maria
Tecnologia do Blogger.

Como Fazer Bege com Aquarela ou Guache

De - abril 07, 2024

Dicas e Técnicas para Você Criar suas Paleta de Cores em Tons de Bege Usando Aquarela ou Tinta Guache

Você já se perguntou: Como Fazer Bege em Aquarela ou com Tinta Guache?

Para quem pinta, saber fazer composição e mix de cores ajuda a construir uma paleta de cores ainda maior. Nesse presente artigo apresentarei esse processo. Contudo, antes gostaria de traçar algumas definições.

O tom de Bege para muitos é definido como um tom de marrom bem claro, próximo ao branco, e sem saturação.

Mas o bege é um pouco mais que isso. Com certeza, é um tom que carrega em si uma variação de tonalidades, que vão do creme, passando pela cor de lã, tons claros de marrom e indo até o leve tom acinzentado. Incluo aqui também, os tons de pêssego.

Como Fazer Bege com Aquarela

O bege é uma cor neutra e muito usada em diversas composições artísticas, especialmente para criar tons de pele, ambientes naturais ou efeitos sutis em pinturas.

Entretanto, ao contrário de tintas prontas, criar cores personalizadas exige um pouco de prática. Portanto, pratique para que você possa entender os processo e como compor as cores de forma a obter o resultado que você deseja. 

Neste artigo, você aprenderá como fazer bege com tinta aquarela e também com tinta guache de forma simples, além de algumas dicas para ajustar o tom desejado, conforme sua necessidade.

Material Utilizado

Processo de Pintura

Você tem caminhos diferentes para atingir o seu objetivo de Como Fazer Bege.

Tudo irá depender da cor que você deseja em sua pintura: mais para o branco, como um branco gelo, talvez, um tom de lã, um tom acinzentado, ou ainda, um tom de marrom ou um tom de creme ou quem sabe, um tom de pêssego?

Abaixo eu demonstro alguns caminhos que conheço e que permitirá você criar uma cartela variada de tons de bege.

1 - Clareando a Cor

Os processos para clarear uma cor na aquarela e na guache são um pouco diferentes. Apresento os dois processo abaixo:

1.1 - Aquarela

Para clarear um tom de aquarela basta, geralmente, você acrescentar água. Entretanto vale ressaltar que quando você acrescenta água para clarear você também deixa a tinta mais transparente.

Lembre-se a transparência é a principal característica da tinta aquarela.

Portanto, se seu objetivo é ter um tom de bege em aquarela, mas um tom claro e ainda que seja mais opaco, você terá que adicionar uma tinta branca, como a tinta guache para conseguir esse efeito, ok?.

Tudo vai depender do seu objetivo.

Assim, se você quiser ainda manter a transparência, basta trabalhar com a água ou até mesmo com o branco da própria aquarela. Se você preferir ter uma cor um pouco mais opaca, então você irá trabalhar com alguma tinta branca, como guache, acrílica, ou mesmo a tinta para tecido.

Importante! - Reativação da Tinta
Entretanto, aqui vale uma ressalva. Se você adicionou tinta branca em sua aquarela e quiser armazenar a tinta que você fez para continuar trabalhando posteriormente, a melhor opção de branco para ter uma tinta com maior opacidade, é a tinta branca guache. Pois, como a tinta guache é solúvel em água, ela é mais fácil para ser reativada.

A segunda opção é a tinta para tecido, pois embora seja uma tinta um pouco plástica, é bem menos que a tinta acrílica e se ela for armazenada corretamente, você pode conseguir reativá-la posteriormente. Contudo, há vezes que não é possível, ainda mais se já tiver passado alguns dias.

Assim sendo, a última opção é a tinta acrílica. Se trabalhar com ela, lembre-se apenas de tentar fazer tinta suficiente para o projeto em questão, e dessa forma, não ter muitas sobras e consequentemente não ter desperdício de material.

Isso porque, após a tinta acrílica secar, você não consegue reativá-la.

1.2 - Tinta Guache

Aqui não precisa de muita explicação. Para clarear a tinta guache basta acrescentar o branco.

Processo de clareamento explicado, agora vamos ao processo. 

2 - Construção do Bege

Existem caminhos diferentes para você atingir o tom de bege. Vamos do mais simples ao mais complexo.

Você pode partir de uma cor e apenas adicionar branco no caso da tinta guache ou água no caso da tinta aquarela, e desse mix obter um tom de bege. Você também pode fazer um mix de cores com duas cores antes de adicionar o branco ou a água e você também pode fazer um mix com 3 cores.

2.1 - Bege com 1 Cor - Base Principais:
  • Marrom - Obtém tom de bege marrom claro. Esse posso afirmar seria o bege mais puro;
  • Vermelho, Rosa ou Laranja - Obtém tom de pêssego;
  • Amarelo - Obtém tom de creme.
2.2 - Mix com 2 Cores - Construção de Bases:

Para essa composição com 2 cores você irá usar cores complementares, por exemplo, para conseguir obter um tom de marrom e depois adicionar o branco ou a água.

Outra possibilidade é fazer uma composição entre o azul e o marrom, através do qual você obterá um tom neutro, e depois branco ou a água. Essa é uma boa opção caso você queira um tom de bege mais acinzentado.

2.3 - Mix com 3 Cores - Ajustes na Variação de Tonalidade:

Para essa composição você irá usar as cores primárias, vermelho, azul e amarelo ou irá usar marrom, amarelo e rosa ou ainda marrom, vermelho e laranja.

Portanto para você obter o tom de bege basta partir de uma base principal, seja marrom, vermelho, rosa, laranja ou amarelo. Contudo os mixes permitem que você crie variações na tonalidade, principalmente se seu objetivo é fazer tons de pele.

Para você criar tom de pele você precisa entender que existe uma cartela extremamente abrangente de tonalidades e o mix de cores entre rosa, amarelo e marrom ou marrom, vermelho e laranja são, sem sombra de dúvidas, as melhores opções para você atingir o tom desejado.

Portanto, adicionar outras cores em cima de alguma cor base permite que você crie uma cartela variada de cores e tons de bege.


3 - A Base do Bege

3.1 - Mistura de Branco ou Água e Marrom

O método mais direto para fazer bege com guache ou aquarela é misturar branco (guache) ou água (aquarela) com uma pequena quantidade de marrom. Aqui, o branco será a cor predominante, e o marrom entrará aos poucos para escurecer o tom.

Dica: Comece com bastante branco ou a água e adicione marrom aos poucos, controlando a intensidade até chegar ao tom de bege desejado. Misture bem.

Saturação da Cor

Claro que a forma como você desenvolve o processo irá depender do seu objetivo em relação ao nível de saturação.

Se você quer um bege claro, então você do branco, mas se você que apenas fazer um tom de pele, o branco entra como moderador do tom, portanto, depois.

3.1.1 - Brinque com Diferentes Tons de Marrom

A variação de bege que você deseja também depende do tipo de marrom que usar. Marrons mais escuros e avermelhados (como o marrom terra ou o terra de siena) criam um bege mais profundo e quente. Marrons mais neutros ou acinzentados (como o marrom van dyke) resultam em um tom de bege mais suave.

Truque: Experimente diferentes combinações de marrons para encontrar a tonalidade exata que melhor combina com sua pintura.

3.2 - Mistura de Branco ou Água e Vermelho, Rosa ou Laranja

Se você quer um tom de pêssego o melhor método é usar um mix com branco ou água e vermelho, rosa ou laranja.

Você seguirá os mesmos passos. Comece com o branco ou a água e adicione a cor que deseja usar aos poucos e em pequenas quantidades até atingir o tom de pêssego que você deseja.

3.3 - Mistura de Branco ou Água e Amarelo

Já para obter um tom de creme, utilize o amarelo como base e siga os mesmos passos. Comece com o branco ou a água e vá adicionando o amarelo até obter o tom de creme desejado.

Dica: Você pode variar o tom de creme adicionando um pouco de marrom, mas é bem pouco mesmo. Experimente.


4 - Construção de Paleta de Cores

Para a construção das 3 paletas de bege abaixo, lembre-se, use a tinta branca para guache e água para aquarela. Se quiser opacidade na aquarela use tinta branca, de preferência guache.

Não deixe de conferir o artigo: Como Criar Suas Próprias Cores em Aquarela.

Abaixo apresento as 3 cartelas de tons de bege partindo de três paletas: Tons de Terra, Tons Neutros e Mixes Especiais.

4.1 - Tons De Terra

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 1

Abaixo selecionei 7 cores: 4 tons de marrom, ocre, laranja e rosa.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 2

Para você fazer os tons de bege, o melhor caminho é começando com o branco.

Em um godê, coloque uma poção de branco aquarela.

Aqui usei a tinta escolar mesmo, como você pode ver abaixo.

Mas para as suas pinturas finais, dê preferência para uma tinta aquarela de melhor qualidade. Pode ser as da linha estudante mesmo.

Por que não escolher a escolar? Use a escolar para fazer testes e exercícios, pois elas tendem a ficar acinzentadas após secar.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 3

Vá adicionando aos pouco a cor que você deseja transformar em bege.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 4

Se você achar que colocou cor demais, basta voltar para o godê e colocar mais branco.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 5

Depois adicione um pouco mais de cor e construa duas ou três tons de bege para cada cor.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 6

Lembre-se, usar tons diferentes de uma mesma cor, fará com que você tenha resultados diferentes. 

Como no exemplo abaixo, onde eu usei 4 tons de marrons e você consegue diferentes tons de bege, por mais que um se aproxime muito do outro, ainda assim existe um tom de diferença.

Como Fazer Bege com Aquarela

4.2 - Tons Neutro

Criação de Tons de Bege Frios
Se sua pintura exige um bege mais frio, em vez de amarelo ou vermelho, experimente adicionar um toque sutil de azul à mistura de branco e marrom. O azul neutraliza a saturação, dando um tom mais acinzentado ao bege.

Dica: Adicione o azul com muito cuidado, já que é uma cor dominante. Se adicionar demais, você pode neutralizar completamente o calor do bege e acabar com um tom cinza. Comece com uma quantidade mínima.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 1

Você também pode construir tons de bege a partir de tons neutros. Aqui você irá precisar começar a fazer mix de cores.

Usei três formatos de mixes para obter um tom neutro:
  • Cores Primárias;
  • Cores Complementares;
  • Azul e Marrom.
Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 2

Como você pode ver no exemplo abaixo, com as cores primárias e cores complementares, eu consegui obter um de tom de marrom, que às vezes pode parecer mais um tom de lama. 

Bem, na verdade, esse tom de lama é justamente o tom neutro, perfeito para complementar algumas pinturas e/ou criar sombreados.

Já o mix de cores entre o marrom escuro (é preferível um tom escuro para fazer esse mix) e o azul, você consegue esse tom neutro que nem é marrom, nem é azul.

Ao fazer a cartela de bege, usando esse mix de azul e marrom, o resultado é uma cor que tende para o acinzentado. Se você adicionar pouca cor, cor esse obtida como resultado do mix, ao branco, você obterá um tom de branco gelo.

Muitos profissionais da aquarela, preferente usar esse mix de cores (azul e marrom), no lugar do preto para fazer sombras, como já mencionado.

Como Fazer Bege com Aquarela

4.3 - Mixes Especiais

Ajustando o Tom: Usando Amarelo e Vermelho
Dependendo da sua necessidade, o bege pode ter subtons quentes ou frios. Para um tom mais quente, adicione uma pequena quantidade de amarelo à mistura de branco ou água e marrom. Para um bege mais rosado, um toque de vermelho também pode ser usado.

Truque: Ao adicionar amarelo ou vermelho, faça isso com cautela, pois essas cores são fortes e podem alterar a tonalidade mais do que o desejado. Misture bem após cada adição para avaliar o resultado.

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 1

Eu chamo de especial essa paleta de cores, porque eu simplesmente amo os tons de bege que você consegue através dela, principalmente os tons puxados para o tom de pêssego.

Abaixo você encontra a primeira imagem, onde eu faço um mix usando as composições de cores: vermelho com amarelo e rosa com amarelo. E o resultado é um tom de laranja, que ao ser transformado em bege, você consegue esses tons de pêssego. 

Como Fazer Bege com Aquarela

Passo 2

Os dois últimos mixes de cores são: Marrom com amarelo e Marrom, amarelo e Rosa.

E da mesma forma que a cartela anterior, você atinge uma variação de tons de pêssego.

A composição: Amarelo, marrom e rosa, eu usava constantemente quando pintava com pastel seco para fazer tons de pele.

O que variava era o tom do amarelo, do marrom e do rosa, que poderiam ser mais claros ou mais escuros, conforme o tom da pele.

Como Fazer Bege com Aquarela

Finalização

Como dica final, sugiro que você experimente construir uma paleta de cores bege, para entender o processo e no caminho faça alguns testes, como, por exemplo, adicionar um pouquinho de verde, um pouquinho de azul e assim por diante.

Pois isso permitirá você criar um repertório de cores.

Como Fazer Bege com Aquarela

5. Testando a Mistura em Papel

Antes de aplicar a cor diretamente na sua pintura, sempre teste a mistura de guache ou aquarela em uma folha de papel à parte. A tinta guache ou a tinta aquarela pode parecer diferente enquanto ainda está úmida, e o tom final pode mudar levemente quando seco.

Testar em várias camadas também pode mostrar como o bege se comporta em diferentes opacidades.

Dica: Guarde suas amostras de cores e anote as proporções usadas para futuras referências. Isso pode economizar tempo na hora de replicar tons.

6. Adaptação do Bege em Diferentes Contextos

O bege é uma cor incrivelmente versátil, mas seu impacto pode variar dependendo das outras cores usadas na composição. Se o resto da sua paleta tiver tons quentes, ajuste o bege para ter um pouco mais de amarelo ou vermelho. Para paletas frias, siga a linha dos tons mais acinzentados.

Truque: Use o bege como uma cor base em fundos, para equilibrar outras cores vibrantes, ou em detalhes sutis para dar profundidade e neutralidade à pintura.

Complemente sua leitura com o artigo: Misturando Cores na Aquarela: Técnicas para Tons Perfeitos.

Conclusão

Criar o tom perfeito de bege com tinta guache ou aquarela pode parecer desafiador, mas com essas dicas e um pouco de prática, você será capaz de ajustar a cor conforme a necessidade da sua pintura.

Seja para criar paisagens sutis, tons de pele ou elementos neutros, o bege oferece uma excelente base para trabalhar em composições mais complexas.

Então, agora que você sabe como fazer bege com guache e com aquarela, experimente nas suas próximas pinturas e veja como essa cor neutra pode transformar sua arte!

YOU MAY ALSO LIKE

0 comments