Tecnologia do Blogger.

7 Erros Comuns que Todo Iniciante em Aquarela Deve Evitar

De - março 18, 2025

Identifique os Seus e Aprimore Suas Habilidades na Aquarela de Forma Rápida

Introdução

A aquarela é uma técnica de pintura que pode ser mágica, mas também pode ser desafiadora para quem está começando. Muitos iniciantes cometem erros que podem comprometer o resultado final de suas pinturas.

Quando comecei a pintar com aquarela, enfrentei várias dificuldades e percebi que muitos erros eram comuns entre iniciantes. 


Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Para ajudar você a desenvolver suas habilidades na pintura aquarela, listei sete erros frequentes e como evitá-los. Dessa forma, se você identificar quais os erros que você está cometendo poderá acelerar o seu processo de aprendizagem.

Vamos lá?

7 Erros Comuns: Iniciantes em Aquarela

1. Usar Papel Inadequado

O papel é um dos elementos mais importantes na aquarela. Utilizar papel comum ou de baixa gramatura pode resultar em enrugamento, absorção irregular da tinta e dificuldade em aplicar técnicas como lavagens e degradês.

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Para obter melhores resultados, prefira papéis específicos para aquarela com gramatura mínima de 300g/m² e textura adequada ao seu estilo. Você encontrará diversas marcas no mercado como Canson, Fabriano, Hahnemühle, entre outras que oferecem boas qualidade. Entretanto o papel que recomendo é o da Canson que geralmente tem melhor custo-benefício.

Leia também o artigo Por Que Você Deve Usar Papel Apropriado para Pintar Aquarela? para melhor compreender a necessidade de se escolher um papel apropriado.

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

2. Excesso de Água ou Pouca Água

Controlar a quantidade de água é essencial na aquarela. O uso excessivo pode fazer com que a tinta se espalhe descontroladamente, criando manchas indesejadas e dificultando a definição dos detalhes.

Assim como usar pouquíssima água, sem um objetivo específico, poderá dificultar o processo de pintura, criando também manchas indesejadas.

Experimente testar a umidade do pincel e do papel antes de aplicar a tinta para obter mais controle sobre os efeitos desejados. Uma dica prática é secar levemente o pincel em um papel toalha antes de aplicá-lo ao papel, garantindo um equilíbrio melhor entre tinta e água.

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Caso você exagere na quantidade de água, o primeiro passo é parar de pintar. Depois seque o pincel ou pegue um pincel seco ou um pedaço de papel toalha e retire o excesso de água. Essa técnica é chamada de lifting e ajuda você a controlar a quantidade de água no papel.

No caso de você trabalhar com pouca água geralmente acontece por medo de perder o controle da pintura. Recomendo que você leia o artigo: O Maior Segredo Da Pintura Em Aquarela + 3 Dicas. Nesse artigo eu detalho melhor, inclusive com a sugestão de um exercício para você se familiarizar mais com água no processo da pintura.

3. Não Esperar a Secagem Completa

Um erro comum é aplicar novas camadas de tinta antes da secagem completa da camada anterior. Isso pode resultar em misturas indesejadas e falta de definição entre as cores, além de manchas desagradáveis e muitas vezes difíceis de contornar ou corrigir.

Para evitar esse problema, tenha paciência e aguarde a secagem natural ou utilize um secador de cabelo em temperatura baixa para acelerar o processo.

4. Não Testar as Cores Antes de Aplicar

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

As cores da aquarela podem se comportar de maneira diferente quando aplicadas no papel, principalmente após a secagem.

Muitos iniciantes aplicam diretamente na pintura sem testar antes, o que pode gerar tons inesperados. Sempre faça testes em um pedaço de papel separado para verificar a intensidade e a transparência das cores antes de aplicá-las à sua obra.

Uma dica é sempre ter recortes de papel para aquarela por perto. Isso ajuda muito nesse hora.

5. Ter Medo de Errar

O medo de errar pode limitar sua criatividade e impedir seu progresso. A aquarela é uma técnica fluida e espontânea, e os erros fazem parte do aprendizado. Experimente diferentes técnicas, brinque com as misturas de cores e, acima de tudo, aproveite o processo.

Uma ideia interessante é guardar suas primeiras pinturas para acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Olhar para seus primeiros trabalhos pode ser motivador e mostrar o quanto você progrediu.

Além do mais, você pode pegar uma dessas pinturas e refazê-la depois de um tempo. Você perceberá sua evolução mais facilmente.

6. Não Praticar as Técnicas Básicas

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Antes de partir para composições mais elaboradas, é fundamental dominar técnicas básicas como degradês, lavagens e controle da umidade. Muitos iniciantes pulam essa etapa, o que pode dificultar o aprendizado e o desenvolvimento de um estilo próprio.

Reserve um tempo para praticar exercícios simples e se familiarize com as propriedades da tinta e do papel.

Quando comecei a pintar com aquarela eu tinha muita preguiça de praticar as técnicas básicas, pois já queria partir para as pinturas que eu queria fazer. Isso resultou em uma demora considerável na minha curva de aprendizagem.

Quando eu me rendi a praticar as técnicas percebi que meu processo de aprendizagem se tornou mais rápido e minhas pinturas atingiram um novo nível. Isso para mim ficou muito nítido. Além do mais percebi que eu chegava mais rápido em um determinado resultado que antes, sem técnica, levava horas para atingir.

Hoje, volta e meia volto a praticar as técnicas básicas. Estou sempre buscando melhorar as minhas técnicas para ter resultados ainda melhores.


7. Querer Começar por Pinturas Mais Complexas

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Muitos iniciantes e aqui eu me incluo também, querem começar pintando paisagens detalhadas ou retratos complexos sem antes dominar os fundamentos. Isso pode gerar frustração e desmotivação, além de atrasar o seu progresso real.

Em vez disso, comece com pinturas mais simples, como folhas, flores simples, frutas, formas geométricas, paisagem simples ou pequenos estudos de cor, isso ajuda a desenvolver habilidades sem sobrecarga. À medida que você ganha confiança, pode ir avançando para composições mais desafiadoras.

A paciência é fundamental no desenvolvimento do seu aprendizado. Por mais que esse processo não seja linear, se você prestar atenção nos erros que está cometendo e corrigi-los, seu aprendizado será mais rápido. Falo por experiência própria.

Pois quando tomei a decisão de aprender as técnicas e praticá-las meu aprendizado tomou uma nova dimensão.

Erros Comuns Iniciantes em Aquarela

Conclusão

Evitar esses erros pode melhorar significativamente suas pinturas e tornar sua jornada na aquarela mais prazerosa, além de mais rápida. Lembre-se de que a prática constante é essencial para o aprimoramento.

Para reforçar a importância da experimentação, que tal um desafio? Escolha uma das dicas deste artigo e aplique-a em sua próxima pintura. Depois, compare o resultado com trabalhos anteriores e veja sua evolução.

Por exemplo, leia o artigo já mencionado O Maior Segredo Da Pintura Em Aquarela + 3 Dicas e faça o exercício proposto. Depois volte a fazer suas pinturas e compare o resultado e como você se sentiu durante o processo.

Enfim, agora que você conhece os erros mais comuns, avalie quais são os seus erros. Experimente um exercício simples, como criar uma escala de degradê ou testar misturas de cores. Depois, compartilhe sua experiência nos comentários ou nas redes sociais! Vamos juntos explorar esse mundo mágico da aquarela!

YOU MAY ALSO LIKE

0 comments