Tecnologia do Blogger.

Materiais Artísticos que Eu Uso

De - março 11, 2025

Meus Materiais Favoritos para Aquarela e Outras Técnicas

Introdução

Se você quer explorar o mundo da aquarela e deseja conhecer materiais que podem elevar sua experiência, vou compartilhar minha seleção de ferramentas favoritas. Esses materiais estão presentes no meu dia a dia e me ajudam a obter diferentes efeitos e acabamentos em minhas pinturas em aquarela.

Abaixo segue a minha lista completa do material que uso. Adicionei links tanto para artigos complementares quanto para a Amazon, dessa forma, você pode fazer uma verificação de valores. (E se comprar pelo link ainda vai me dar uma forcinha 😉)

1 - Material Aquarela

1.1 - Tinta Aquarela

A escolha da tinta é um dos fatores mais importantes para garantir cores vibrantes e misturas harmoniosas. Uso duas marcas principais:

Aquarela Pentel - Uma opção acessível e versátil para iniciantes e artistas que desejam um bom desempenho.

Materiais Artísticos que Eu Uso
Amazon


Essa marca eu uso desde que comecei a pintar com aquarela. É uma tinta fácil de encontrar e vem em estojos com 12,15, 18 e 24 cores. Atualmente eu tenho o estojo de 15 e de 24 cores. O de 15 cores contém dourado e prateado.

Aquarela Van Gogh - Possui cores mais intensas e melhor pigmentação, excelente para pinturas mais elaboradas.

Materiais Artísticos que Eu Uso
Amazon

Você pode ver aqui no blog o Unboxing> Unboxing Aquarela Van Gogh 24 Cores – Botanical Colours

Como forma de aprofundar seu conhecimento você pode ler o artigo: Tintas Aquarelas Simbalion, Pentel E Van Gogh: Um Breve Comparativo. Nesse artigo eu faço um comparativos entre os três tipos de aquarela: escolar, estudante e semi-profissional). Isso ajudará você a compreender um pouco melhor o porque não se recomenda o uso da tinta escolar para quem quer se dedicar aos estudos da pintura em aquarela. Embora eu sempre recomendo a experimentação, pois acho que não há professor melhor.

1.2 - Papel para Aquarela

A qualidade do papel, sem sombra de dúvida, impacta diretamente a forma como a tinta se comportará durante todo o processo, principalmente no caso da aquarela que você necessariamente usará a água. O mais recomendado e que eu faço uso é:

O Papel Canson 300g - Tem uma textura adequada para absorver bem a água e permite técnicas como camadas e degradês. Fácil de achar, preço acessível e é próprio para aquarela e mixed media.

Eu normalmente compro os dois apresentados na imagem acima, o Canson XL e o Canson Bloco Aquarela. Há muitos outros e eventualmente adquiro um ou outro para testar. Mas no meu trabalho diário o que uso mesmo são esses dois. O que faz optar por um ou outro é simplesmente o valor.


Papel para aquarela é um item que eu estou sempre comprando. Sempre compra pela Amazon e aproveito quando os valores estão mais baixos, mesmo que naquele momento eu não esteja necessariamente precisando, pois tem dias que os valores estão muitos elevados em todo e qualquer lugar.

Então, sempre estou verificando os valores dos papéis para aquarela, mesmo outros, mas principalmente esses dois e quando vejo que o valor está dentro ou abaixo do que normalmente é vendido eu compro para sempre ter estoque de papel.

1.3 - Pincéis que Mais Uso

Diferentes pincéis proporcionam variados efeitos na pintura. Particularmente eu tenho diversos pincéis, pois estou sempre adquirindo novos para testar. Entretanto, apresento aqui estão os que mais venho utilizando ultimamente:
Pincel redondo Tanque Keramik 4 - Tem se mostrado um pincel maravilho. Consigo fazer muitas pinturas do começo ao fim só com ele. É macio e com desenvolvimento da destreza dá para fazer detalhes detalhes e traços finos.

Pincel com reservatório - Amazon

Pincel com reservatório ponta fina - Minha preferência em particular por esse pincel se deve às cerdas, que acho maravilhosas. Acho perfeito para fazer movimentos circulares e de espiral. Se você gosta de lettering ou caligrafia, pode considerar esse tipo de pincel. Ele possui outro tamanhos. Mas o que mais uso é o da ponta fina, pois uso para fazer detalhes, traços finos ou movimentos circulares, como já mencionei.

O cuidado que você deve ter com esse pincel é que suas cerdas absorvem bastante água. Então, minha sugestão aqui é tenha sempre um pedaço de papel tolha a mão para retirar o excesso de água ou de tinta das cerdas antes de aplicar na pintura e evitar assim você perder o controle sobre sua pintura.

Um pedaço de pano não resolve, tem que ser papel toalha que absorve melhor, ok?

Pincel Liner - Amazon

Pincel Liner da Sinoart - Esse pincel é simplesmente perfeito para traços longos e contornos. Eu considero o par perfeito do Pincel redondo Tanque Keramik. Só com esses dois dá para fazer toda e qualquer pintura praticamente.

Pincéis Keramik Wedge - Amazon

Conjunto de Pincéis Keramik Wedge - Com ponta chanfrada triangular, ideal para efeitos especiais. Tenho gostado muito de pintar com eles, principalmente flores. Mas também são perfeitos para detalhes mais finos e precisos, pois a ponta é bem fina.

1.4 - Máscara para Aquarela

Para preservar áreas brancas no papel, utilizo:

Winsor and Newton - A máscara para aquarela é uma ótima opção para você deixar uma áreas reservada, seja para usar o branco do papel, seja para fazer uma pintura posterior. Fácil de aplicar e remover. Importante: faça camadas finas. Pois se você passar uma camada de máscara muito espessa, na hora de tirar, poderá tirar um reboco do papel e rasgar sua pintura.

Eu já usei uma máscara mais barata, mais gostei mais dessa da Winsor and Newton.

Você também pode fazer uso de outras técnicas, como a pintura negativa ou usar outros materiais para adicionar branco na sua pintura.

Confira os artigos:

1.5 - Godê

Materiais Artísticos que Eu Uso
Amazon

Para criar seus mixes de cores ou fazer suas aguadas é necessário que você use um godê ou algo parecido Para armazenar e misturar tintas.

Em relação aos godês, há opções de modelos diferentes. O que eu uso atualmente é o modelo com tampa. Hoje tenho um godê com 20 divisórias para tintas e 5 para mixes e outro maior (da imagem), com 28 divisórias para tintas e também 5 para mixes.

Entre outros modelos que já tive gosto mais desse modelo justamente porque possui uma tampa, assim além de misturar posso armazenar para um próximo uso, sem correr o risco de ficar empoeirado.

Algumas pessoas preferem usar pratos para fazer o mix de cores, outras preferem usar algo de cerâmica ou porcelana. 

Novamente, é testando e no uso diário que você saberá o que mais gosta e mais se adapta a você. 

Há pessoas que sempre que termina uma pintura limpa o godê para deixar pronto para uma próxima pintura. Eu limpa de vez em quando, pois o mix de cores que fica no godê eu normalmente uso em outras pinturas ou em outros mixes, formando cores ainda mais exclusivas e difíceis de repetir.

1.6 - Vasilha para Água

Use duas vasilhas para água, uma para limpar o pincel e outra para manter a água limpa e levar à sua pintura. Já tive diferentes tipos de vasilhas. Hoje uso dois copos de vidros, desses de geleia mesmo.

1.7 - Borrifador (Recomendo)

O borrifador é um dos materiais complementares que eu mais recomendo para você adquirir.

Pois, serve tanto para você colocar água no papel de forma mais rápida, manter a umidade do papel, quanto ativar a tinta ou até mesmo para criar efeitos e texturas na pintura. 


2 - Mixed Media, Efeitos e Detalhes

2.1 - Tinta Guache

A tinta guache eu uso como ferramenta auxiliar em minhas pinturas em aquarela com o objetivo de criar detalhes mais opacos, fazer pequenas correções ou ajustar efeitos de luminosidade ou para trabalhos de mixed media, pois proporcionam cobertura intensa e cores vibrantes

Uso a tinta guache Poster Color da Pentel e Sakura. Só tenho as cores amarelo, rosa magenta/opera red e azul.

2.2 - Lápis de Cor Aquarelável

Um item que acho que não pode faltar, pelo menos para mim, é o lápis de cor aquarelável. Eu uso o da Faber Castell mesmo, até porque meu objetivo não é pintar com lápis de cor, mas para adicionar retoques, acabamentos, construir detalhes ou fazer pequenos ajustes e correções.

O meu estojo é o de 48 cores, mas ele é bem antigo. Você pode adquirir um com 24 ou 36 cores, se preferir.


2.3 - Pastel Seco

Para adicionar efeitos suaves e difusos, gosto de usar o pastel seco, principalmente o soft. A marca que uso é:

Rembrandt - Possui textura macia e pigmentos intensos.

Também é uma excelente opção para para trabalhos de mixed media, eu tenho um estojo com 90 cores de soft pastel. Eu adquiri o meu estojo anos atrás. Ele é simplesmente perfeito. As cores são maravilhosas.

A verdade é a seguinte, por este ser um material de alto valor, só recomendo você adquirir se realmente você for se dedicar a pintar com ele, caso contrário, você tem outras opções.

Você pode comprar pastel seco individual, por exemplo, as cores que sugiro são: amarelo, branco, azul. Mas vai mais depender do seu objetivo. Eu uso para adicionar efeitos de luz, geralmente ou pintar o fundo em tons bem suaves.

Você pode fazer uma pesquisa por outras marcas e adquirir um estojo com 12 cores. Clique no link da Amazon e pesquise opções.

No caso do efeito de luz você também pode fazer uso do lápis de cor. Basta raspar com o estilete, triturar bem para ficar um pó bem fininho e passar com algodão ou haste flexível. Não é a mesma coisa que o pastel seco, mas chega bem perto. O importante é que irá funcionar.

Eu prefiro o soft, mas o pastel duro também funciona muito bem.

2.4 - Tinta Branca

Como minha proposta é apresentar o material que eu uso e não, necessariamente, apenas o recomendado de forma geral, então aqui está. Eu não uso tinta acrílica ou tinta guache branca, que normalmente é a recomendada para substituir o branco da aquarela.

Isso porque tinta branca guache profissional tem valor mais alto. Um dia eu resolvi testar a tinta para tecido branca e, para mim, resolveu muito bem. É uma tinta solúvel em água, não é como a guache, mas é bem menos plástica que a tinta acrílica, por exemplo.

A tinta branca é perfeita para ser usada para realces e correções:

Tinta para Tecido - Uma alternativa acessível e de boa cobertura. É a que eu mais uso em minhas pinturas, principalmente para fazer salpicado, como efeito final ou efeito de estrelas.

Tinta nanquim Acrilex - Excelente opacidade e durabilidade e também uma alternativa acessível. Essa tinta é mais líquida que a tinta para tecido, que tende a ser um pouco mais espessa, mais próxima da textura da tinta guache, por exemplo.

2.5 - Caneta Branca

As canetas brancas são ótimas para detalhes finais:

Caneta Gel - Para traços sutis e efeitos luminosos. A caneta Gel Branca é perfeita para detalhes finos na sua pintura em aquarela. Esse é outro item que eu não deixo faltar no meu material.

Caneta Posca - Tinta opaca e perfeita para adicionar detalhes, efeitos de luz e reflexo.

Caneta Multimark Shake & Paint Faber-Castell - Possui ponta dupla e tem boa cobertura. Não perde em nada para a Caneta Posca.

2.6 - Caneta Nanquim

Esse é outro item que eu não deixo faltar. Tenho uma coleção e estou sempre comprando. Adoro fazer desenho com a caneta nanquim para depois colorir seja com aquarela ou outros materiais. Além do mais é ótimo para adicionar uns toques e detalhamentos na minha pintura em aquarela, como contornos e detalhes por exemplo.

Além da caneta preta, tenho também a marrom. A marca que mais faço uso é a da Uni-Pin, mas a da Pilot Drawing Pen é muito boa, assim como a Micron.

Também tenho outras canetas pretas, como a dual brush da cis, a brush fine line da Uni-Pin, a Pitt soft brush da Faber-Castell, a brush da Cis, e outros marcadores.


3 - Esboços

Lápis Grafite - Para esboços iniciais.

Limpa-Tipo - Para apagar suavemente sem danificar o papel. A borracha limpa-tipo é um item que estou sempre a mencionar, pois é preferível que você use essa borracha do que uma tradicional. Isso porque ela danifica bem menos o papel de aquarela.

Borracha Branca - Para correções precisas.

Compasso - Útil para desenhar círculos perfeitos.

4 Outros Materiais Essenciais 

Fita Adesiva - Para fixar o papel e criar bordas limpas.
Papel Toalha - Essencial para controlar a umidade do pincel.
Toalha de Pano - Para limpeza rápida dos pincéis.
Cadernos - Para esboços e estudos de composição.
Pastas  - Para armazenar as aquarelas
Marcadores Secos - Para criar efeitos finais e uso de técnica do pontilhismo (uso na aquarela no lugar do pincel).
Tesoura
Cola
Régua
Glitter
Canetinhas
Esponja
Suporte para o Papel

Por Fim...

Bem, esse são os materiais que tenho no momento que fazem parte do meu dia a dia de trabalho e me auxiliam na construção das minhas pinturas, sejam em aquarela, sejam mixed media. Se você já utilizou algum desses itens ou tem sugestões de outros materiais, compartilhe nos comentários!

À medida que eu for renovando, experimentando, trocando ou adquirindo novos eu irei fazendo as atualizações aqui. Espero que essa lista seja útil.

A verdade é que por mais que falemos que não precisa ter tudo, a gente sempre quer ter tudo. Mas, atenha-se a isso: Esse material foi sendo adquirido ao longo dos últimos anos, como na grande maioria dos casos.

Você verá pessoas com uma lista de material incrível, mas dificilmente ela adquiriu tudo de uma só vez.

Experimentação é a chave para você descobrir o tipo de material que melhor se adequa a você e aos seus objetivos.

YOU MAY ALSO LIKE

0 comments